A história
Frère Théophane Durand, Irmão Superior-Geral do Instituto Marista de 1883 a 1907
A FTD Educação nasceu no Brasil, em 1902, ampliando a atuação dos Irmãos Maristas que estavam no país desde 1897 na direção de vários colégios.
As iniciais da Editora FTD são uma homenagem a Frère Théophane Durand, Irmão Superior-Geral
do Instituto Marista de 1883 a 1907.
O Instituto Marista se dedica à Educação de crianças e jovens com a Missão declarada de tornar Jesus Cristo
conhecido e amado. No Brasil, o Instituto é organizado por meio de três unidades administrativas e
uma delas é o Grupo Marista, do qual a FTD faz parte.
Quando Frère Théophane Durand assumiu a direção do instituto, já existiam livros de Gramática Francesa
e de História da França, além da cartilha escrita pelo Padre Champagnat (fundador do Instituto Marista)
e algumas obras para o ensino religioso. Em sua gestão, incentivou os Irmãos a escrever livros
escolares para as demais disciplinas. Esses livros passaram a integrar a coleção que recebeu o título de
Coleção de Livros Didáticos FTD.
Muitos desses livros foram adotados tanto por escolas Maristas como por outras redes de escolas particulares
e públicas na França e nos países onde os Maristas passaram a trabalhar.
Em muitos dos países em que eles se instalaram
havia deficiência de editoras de didáticos.
A solução foi estender a FTD francesa a esses países. Assim, no final do século XIX e na
primeira metade do século XX, a marca FTD esteve presente em países como Inglaterra, Bélgica, Alemanha,
Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Argentina e até China, além de outros.
A sigla FTD foi registrada como marca comercial no momento em que houve necessidade de abrir uma empresa
editorial, por volta de 1890. A empresa FTD passou a administrar oficial e legalmente as edições
já existentes e ampliou o número de obras novas.
Essas iniciais passaram a figurar em todas as capas dos livros publicados pelos Irmãos Maristas.
Em 1897, Frère Théophane Durand determinou a vinda dos primeiros Irmãos Maristas para o Brasil, e com eles vieram também os livros da FTD, que já faziam parte da rotina dos colégios Maristas em diversos países. Logo surgiram traduções e adaptações de várias dessas obras, bem como novos livros passaram a ser escritos dentro das exigências específicas da cultura brasileira.
Em 1902, os Maristas publicaram o primeiro livro FTD no Brasil: Exercícios de Cálculo sobre as Quatro Operações, acompanhado de problemas,
traduzido e adaptado pelo Irmão Andrônico, que foi diretor de colégios Maristas no Brasil.
A partir daí, a cada ano com mais intensidade, os Irmãos dedicaram-se às tarefas de traduzir os livros de currículo comum à França e ao Brasil, de criar textos para o ensino da Língua Portuguesa, de História e de Geografia do Brasil e de produzir os primeiros atlas escolares brasileiros.
O Irmão Isidoro Dumont (1874-1941), sucessor do Irmão Andrônico na direção do Colégio do Carmo,
em São Paulo, foi figura-chave da FTD nos seus primeiros 40 anos no Brasil. Dedicou-se pessoalmente
à produção de livros novos de Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria, Logaritmos e outros.
Tudo sempre de acordo com o esquema denominado Método FTD, que incluía a edição de Livros do Mestre.
O Livro do Mestre passou a ser visto como um guia seguro que trazia economia de tempo para os professores
e farto material para os alunos trabalharem; por isso, os livros da FTD foram adotados pela
maioria dos colégios. Era difícil encontrar uma escola brasileira que não adotasse vários livros da FTD,
tanto na rede particular como na rede pública.
Dentre os livros que merecem destaque está Novas Taboas de Logarithmos, que passou a ser visto como a obra-símbolo da FTD. Quando alguém tinha dificuldade de situar a editora, bastava dizer: “Aquela editora do livro de logaritmos!”. Isso era suficiente para que o nome FTD fosse imediatamente lembrado.
Foi assim que a Editora FTD se tornou, no século passado, a mais completa editora de livros didáticos do
Brasil e a primeira a cobrir todas as áreas de ensino. As novas editoras brasileiras,
criadas a partir dos anos 1950, seguiram os passos da FTD e se tornaram importantes no final do século.
Junto com a FTD, exercem um papel relevante na educação nacional.